domingo, 1 de julho de 2012

A Internet na Escola x  Frações

Se olharmos ao nosso redor, e observarmos os números notaremos que os números fracionários fazem parte do nosso dia a dia, e que realizamos operações matemáticas com números fracionários, frequentemente.
A Fração pode ser trabalhada no laboratório de informática. Os alunos aprofundarão seus conhecimentos e aprenderão brincando.

Que tal irmos ao laboratório de informática?


 Alguém sabe por que sugiram os números fracionários! Não vamos descobrir?

Acessem  o site que a profe está colocando no quadro.


Observaram que os números fracionários já existem a bastante tempo? E que surgiram por uma necessidade de realizar cálculos de marcações de terra, e assim evitar brigas,  e as pessoas que sabiam realizar este tipo de operações matemática eram chamados de fracionários? Legal né! 

Mas o que é Fração?

Fração é uma palavra que vem do latim "fractus" e significa "partido", "quebrado", assim podemos dizer que fração é a representação das partes iguais de um todo.


Mas o que é representado um número fracionário





Agora é a vez de vocês aprenderem a representar estes números. Vamos acessar este outro endereço eletrônico!  Só que este site está escrito em outro idioma, mas a profe vai ensinando como realizar a atividade

Vamos lá?






Vamos aprender um pouco mais?


      Fração é a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), assim, podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica, com ela podemos efetuar todas as operações como: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.
         Dessa forma, toda fração pode ser representada em uma reta numerada, por exemplo, 1/2 (um meio) significa que de um inteiro foi considerada apenas a sua metade, portanto, podemos dizer que em uma reta numerada a fração 1/2 estará entre os números inteiros 0 e 1.
      Assim, podemos concluir que o surgimento do número fracionário veio da necessidade de representar quantidades menores que inteiros, por exemplo, 1 bolo é um inteiro, mas se comermos um pedaço, qual seria a representação numérica que esse pedaço e o resto do bolo representaria? Foi a necessidade de criar uma representação numérica para as partes de um inteiro que proporcionou o surgimento dos números fracionários.


Vamos continuar aprendendo com números fracionários?






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